sexta-feira, dezembro 02, 2005

A National Geographic Society e a IBM estão dando início a uma pesquisa inovadora, que vai retraçar a história da migração da espécie humana.

O Projeto Genográfico (Genographic Project) vai usar análise sofisticada de amostras de DNA, em laboratório e computadorizada, de centenas de milhares de pessoas, incluindo representantes de populações nativas e representantes da sociedade em geral, para mapear o povoamento da Terra. Liderado por Spencer Wells, PhD, explorador-residente da National Geographic, um grupo de cientistas internacionais e pesquisadores da IBM vão coletar amostras genéticas, analisar os resultados e elaborar relatórios a respeito das raízes genéticas dos seres humanos contemporâneos.
Com patrocínio da Waitt Family Foundation, os cientistas vão montar dez centros espalhados pelo mundo. Espera-se que o projeto revele detalhes a respeito da história da migração global dos seres humanos e que leve a uma nova abordagem das conexões e diferenças que compõem a espécie humana.
O banco de dados público resultante do trabalho abrigará uma das maiores coleções de informações genéticas acerca da população humana jamais reunida e servirá como fonte de pesquisa sem precedentes para geneticistas, historiadores e antropólogos.
A renda proveniente da venda dos Kits de Participação Genográfica vai ajudar futuras pesquisas de campo e financiar projetos educativos e de preservação cultural entre os grupos nativos participantes.

Nenhum comentário: