Atualmente, os jovens chegam ao ensino superior cada vez mais imaturos. A estrutura educacional básica tem adestrado nossos alunos. Fato que os levam a não pensar de forma independente, mas apenas de modo mimético. Os bons alunos do secundário estudam para o teste, fazem os trabalhos de casa, as provas, mas apenas sobre conhecimentos previamente enumerados e determinados por professores. O problema é que, ao chegar nas universidades e/ou na vida profissional, os mesmos estudantes que brilhantemente passaram pelo ensino médio, não sabem decidir o que estudar? Como estudar? Onde buscar soluções? Continuam a acreditar que conseguiram encontrar soluções de modo facilitado por professores e/ou livros 'didáticos', não desenvolvem um pensamento crítico e independente.
Por isso, todos nós, professores que militamos nos ensinos fundamental e médio, devemos construir as bases da independência do alunado e lutar pela formulação de uma nova estrutura educacional, que leve realmente a promoção da independência cultural e intelectual. Só assim, não de outra forma, conseguiremos repensar a educação em bases reais e que sirvam para a promoção da cidadania.
Por isso, todos nós, professores que militamos nos ensinos fundamental e médio, devemos construir as bases da independência do alunado e lutar pela formulação de uma nova estrutura educacional, que leve realmente a promoção da independência cultural e intelectual. Só assim, não de outra forma, conseguiremos repensar a educação em bases reais e que sirvam para a promoção da cidadania.
Um comentário:
Boa retomada das atividades do Blog com um manifesto educacional bem acertado. Pensamento crítico e independente é, de fato, fundamental para a caminhada de todos na construção da cidadania.
Abraços fraternos
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