Um dos mais relevantes escritores da atualidade é Jared Diamond, um geógrafo norte-americano, que ao longo de sua obra tem surpreendido com suas análises sobre a presença humana na história do planeta e seus respectivos desdobramentos. Assim, segue abaixo um trecho de um de seus livros para apreciação, para os interessados recomendo a leitura integral.
"(...) da próxima vez que você visitar um zoológico, passe cautelosamente pela jaula dos macacos. imagine que aqueles macacos perderam todos os pelos e imagine que numa jaula ao lado estivessem pessoas sem roupas que não pudessem falar mas que, fora isto, fossem normais. então tente adivinhar quanto aqueles macacos são parecidos conosco geneticamente. você sugeriria que um chimpanzé divide 10%, 50% ou 99% de seu programa genético com humanos?(...)Então se pergunte porque aqueles macacos estão na jaula e por que outros macacos estão sendo usados para experimentos médicos quando não é permitido fazer o mesmo com humanos. digamos que descobríssemos que os chimpanzés são 99,9% iguais a nós geneticamente e que as importantes diferenças entre humanos e chimpanzés são ditadas por uns poucos genes. você ainda pensaria que é correto colocar chimpanzés em jaulas e experimentar com eles? considere então aquelas pessoas com deficiências mentais que têm menor capacidade de resolver problemas do que chimpanzés; que têm menor capacidade de cuidarem de si mesmas, de comunicarem-se, de se relacionarem socialmente do que chimpanzés. qual a lógica que proíbe experimentos médicos com estas pessoas mas não os proíbe com chimpanzés?"
Este trecho foi retirado do Livro – The Third Chipanzee (O Terceiro Chipanzé), obra de Jared Diamond, sobre a evolução do homem. Outr grande livro desse autor é o mais recente, Colapso de 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário